Estratégias sociorretóricas para proposição de pesquisa na cultura disciplinar de química: uma análise de projetos de pesquisa de experts
DOI:
https://doi.org/10.18309/anp.v51i2.1393Palavras-chave:
Projeto de pesquisa, Química, Pesquisa prévia, Lacuna de pesquisa, Problemas do mundo realResumo
Neste artigo, propomos uma análise dos passos retóricos “Relatando pesquisa prévia”, “Indicando lacuna de pesquisa” e “Indicando problemas do mundo real” em projetos de pesquisa escritos por pesquisadores experientes da área de Química, buscando compreender sua relação com o estabelecimento da relevância da pesquisa. Os resultados mostram que o relato de pesquisas prévias é uma estratégia bastante importante e que permite contextualizar o projeto dentro das discussões e dos procedimentos já realizados anteriormente. As ocorrências da indicação de lacuna revelam a ênfase dada aos procedimentos metodológicos que devem ser modificados, e à insuficiência de pesquisas sobre determinados tópicos. Por fim, a indicação de problemas do mundo real evidencia o fato de que as pesquisas devem se preocupar em resolver problemas práticos do mundo, aliando o mundo acadêmico ao mundo social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados na Revista da Anpoll são licenciados sob os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Assim, os/as autores/as ou terceiros podem copiar e redistribuir o material licenciado em qualquer suporte ou formato, e remixar, transformar, ou criar a partir do material desde que sejam dados os devidos créditos ao trabalho original. Ressalta-se que a redistribuição, transformação ou criação, de iniciativa de dos/as autores/as ou de terceiros, deve mencionar a precedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume, número e data desta publicação.