Estratégias sociorretóricas para proposição de pesquisa na cultura disciplinar de química: uma análise de projetos de pesquisa de experts

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v51i2.1393

Palavras-chave:

Projeto de pesquisa, Química, Pesquisa prévia, Lacuna de pesquisa, Problemas do mundo real

Resumo

Neste artigo, propomos uma análise dos passos retóricos “Relatando pesquisa prévia”, “Indicando lacuna de pesquisa” e “Indicando problemas do mundo real” em projetos de pesquisa escritos por pesquisadores experientes da área de Química, buscando compreender sua relação com o estabelecimento da relevância da pesquisa. Os resultados mostram que o relato de pesquisas prévias é uma estratégia bastante importante e que permite contextualizar o projeto dentro das discussões e dos procedimentos já realizados anteriormente. As ocorrências da indicação de lacuna revelam a ênfase dada aos procedimentos metodológicos que devem ser modificados, e à insuficiência de pesquisas sobre determinados tópicos. Por fim, a indicação de problemas do mundo real evidencia o fato de que as pesquisas devem se preocupar em resolver problemas práticos do mundo, aliando o mundo acadêmico ao mundo social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco Alves Filho, Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí,

Professor da Coordenação de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-graduação em Letras (UFPI), da área de Linguística e Língua Portuguesa

Carolina Áurea Cunha Rio Lima, Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí,

Professora substitura da Coordenação de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Piauí, da área de Língua e Literatura Francesa e de Linguística

Downloads

Publicado

2020-09-09

Como Citar

Alves Filho, F., & Rio Lima, C. Áurea C. (2020). Estratégias sociorretóricas para proposição de pesquisa na cultura disciplinar de química: uma análise de projetos de pesquisa de experts. Revista Da Anpoll, 51(2), 139–152. https://doi.org/10.18309/anp.v51i2.1393

Edição

Seção

Gêneros textuais/discursivos, práticas de linguagem e vozes do sul em diálogo