Do trabalho com gêneros de texto/discurso no ensino de língua materna: um percurso de continuidades, mudanças e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.18309/anp.v51i2.1400Palavras-chave:
Gêneros de Texto/Discurso, Formação de Professores, Ensino de Língua PortuguesaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão crítica acerca de nosso percurso como professores e formadores de professores de língua materna em relação ao trabalho com gêneros de texto/discurso em contexto escolar, mais especificamente, no ensino de língua portuguesa. Trata-se, pois, de uma (meta)análise sobre os desafios vivenciados no trabalho com gêneros de texto/discurso no percurso entre a formação (acadêmica) e a prática (de sala de aula). A reflexão sobre esse percurso tem como objetivo principal fazer um balanço sobre os esforços de pesquisa que vimos construindo nesse âmbito nos últimos 20 anos, os desafios enfrentados quando se faz pesquisa na interação com contextos escolares de ensino e de aprendizagem de língua materna, os fundamentos teórico-metodológicos por nós mobilizados para essa ação e, partir desse movimento, refletir sobre os desafios e perspectivas que hoje se desdobram como possibilidades de futuro.Downloads
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