Do trabalho com gêneros de texto/discurso no ensino de língua materna: um percurso de continuidades, mudanças e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v51i2.1400

Palavras-chave:

Gêneros de Texto/Discurso, Formação de Professores, Ensino de Língua Portuguesa

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão crítica acerca de nosso percurso como professores e formadores de professores de língua materna em relação ao trabalho com gêneros de texto/discurso em contexto escolar, mais especificamente, no ensino de língua portuguesa. Trata-se, pois, de uma (meta)análise sobre os desafios vivenciados no trabalho com gêneros de texto/discurso no percurso entre a formação (acadêmica) e a prática (de sala de aula). A reflexão sobre esse percurso tem como objetivo principal fazer um balanço sobre os esforços de pesquisa que vimos construindo nesse âmbito nos últimos 20 anos, os desafios enfrentados quando se faz pesquisa na interação com contextos escolares de ensino e de aprendizagem de língua materna, os fundamentos teórico-metodológicos por nós mobilizados para essa ação e, partir desse movimento, refletir sobre os desafios e perspectivas que hoje se desdobram como possibilidades de futuro.

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Biografia do Autor

Ana Maria de Mattos Guimarães, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul,

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Anderson Carnin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul,

Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

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Publicado

2020-09-09

Como Citar

Guimarães, A. M. de M., & Carnin, A. (2020). Do trabalho com gêneros de texto/discurso no ensino de língua materna: um percurso de continuidades, mudanças e possibilidades. Revista Da Anpoll, 51(2), 108–124. https://doi.org/10.18309/anp.v51i2.1400