Agir social e dimensão (inter)cultural: desafios à proposta de produção de sequências didáticas

Marileuza Ascencio Miquelante, Vera Lucia Lopes Cristovão, Claudia Lopes Pontara

Resumo


O ensino de língua estrangeira/língua adicional com base em gêneros pode contribuir para que o/a estudante seja capaz de agir pela linguagem, na forma oral ou escrita, bem como apropriar-se de conhecimentos (inter)culturais. Assim, investigamos se o material didático produzido para o Centro de Línguas Estrangeiras Modernas do Estado do Paraná, composto por dezesseis sequências didáticas (SD), pode promover um ensino e aprendizagem capaz de potencializar tanto o desenvolvimento de conhecimentos (inter)culturais quanto das capacidades de linguagem (CL). Com vistas a atingir esse objetivo, examinamos, inicialmente, os quadros-sumário das dezesseis SD com base em categorias analíticas da dimensão (inter)cultural. Em seguida, analisamos se as atividades de uma dessas SD potencializam o desenvolvimento de conhecimentos constitutivos das categorias analíticas e de CL. Os resultados indicam que os elementos dos quadros-sumário, bem como as atividades da SD contemplam as categorias (inter)culturais e seus conhecimentos, oportunizando ao/a professor/a e aos/as estudantes um ensino e aprendizagem que tem o agir social como eixo organizador. Dessa forma, o agir social com a linguagem potencializa o desenvolvimento tanto de conhecimentos (inter)culturais quanto de CL.


Palavras-chave


Agir Social; Dimensão (Inter)cultural; Capacidades de Linguagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18309/anp.v51i2.1404

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2020 Marileuza Ascencio Miquelante, Vera Lucia Lopes Cristovão, Claudia Lopes Pontara

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.