Los géneros del discurso como dispositivos enunciativos de las prácticas sociales: una mirada teórica y práctica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v51i2.1405

Palavras-chave:

Géneros, Prácticas Sociales, Dialogismo, Didáctica de Géneros

Resumo

Este artículo de carácter didáctico explora el concepto de género discursivo desde la perspectiva de su relación con las prácticas sociales y su potencial didáctico, presentándolos teórica y prácticamente, presentando incluso un análisis. El artículo se basa en la perspectiva de la Análisis Dialógica del Discurso (ADD) de Bajtín y el Círculo. Se trata de una perspectiva que considera tanto las estructuras lingüísticas y textuales cómo las huellas que, venidas de la situación de producción de sentidos, de la enunciación, son dejadas en el texto resultante de la actividad discursiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adail Sobral, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, Rio Grande do Sul,

Professor Adjunto da FURG - Universidade Federal do Rio Grande Docente Permanente do PPGL da FURG - Universidade Federal do Rio Grande Vice-Coordenador do GT Estudos Bakhtinianos da ANPOLL. Foi Professor Permanente do PPGL da UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS de 2017 a 2018. Foi Colaborador do PPGL da UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS em 2019. Foi Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS - RS de 2009 a 2018. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras - Linguística Aplicada da UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS - RS de 2016 a 2018. Foi Editor da Revista Linguagem & Ensino (Qualis A1) de 2016 a 2018. Líder do Grupo de Pesquisa NEAL - Núcleo de Estudos Avançados de Linguagens (FURG/UFPEL-RS). Membro do NUTRA - Núcleo de Tradução da FURG (Universidade Federal do Rio Grande). Fez em 2017 estudos Pós-Doutorais na Université de Paris VIII - Vincennes Saint Dennis sobre a Filosofia do Ato de Bakhtin Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo (1999), Especializado em Linguística pela UNICAMP (1983) Graduado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1977). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Gênero, Discurso, Dialogismo, Círculo de Bakhtin, Semiótica Geral e Greimasiana, Tradução e Interpretação, Filosofia da Linguagem. É tradutor profissional de e para português, francês, inglês e espanhol em várias áreas das ciências humanas e da saúde. Autor de A Filosofia Primeira de Bakhtin - Roteiro comentado (Campinas: Mercado de Letras, 2019), Do dialogismo ao gênero - as bases do pensamento do Círculo de Bakhtin (Campinas: Mercado de Letras, 2009), e de Dizer o "mesmo" a Outros - Ensaios sobre Tradução (São Paulo: SBS, 2008), bem como de vários ensaios, principalmente sobre Bakhtin e o Círculo. É um dos organizadores do livro Conversas com Tradutores, e autor de seu "Posfácio". Revisor de Projetos da CAPES e do CNPq Parecerista ad hoc de seleção e avaliação de periódicos da coleção Scielo Brasil. Ex-Secretário do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP/UCPel Membro pesquisador do Grupo de Estudos Semióticos da USP (GES-USP) Membro pesquisador do Grupo Tessitura: Vozes em (Dis)curso, da PUC-RS . Foi Professor Substituto do ILA - Universidade Federal do Rio Grande de fevereiro de 2019 a março de 2020.

Karina Giacomelli, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul,

Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas, onde atua nos cursos de licenciatura e bacharelado em Letras e no Programa de Pós-graduação em Letras. Licenciada em Letras-Português pela Universidade Estadual de Maringá (1990), tem mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado também em Letras pela mesma universidade (2007). Realizou estudos pós-doutorais na Universidade Católica de Pelotas (2017). Tem interesse nas áreas de Linguística teórica e aplicada, com foco em enunciação (Benveniste), dialogismo (Análise Dialógica do Discurso e Circulo de Bakhtin), ensino, livro didático e PIBID.

Publicado

2020-09-09

Como Citar

Sobral, A., & Giacomelli, K. (2020). Los géneros del discurso como dispositivos enunciativos de las prácticas sociales: una mirada teórica y práctica. Revista Da Anpoll, 51(2), 17–28. https://doi.org/10.18309/anp.v51i2.1405

Edição

Seção

Gêneros textuais/discursivos, práticas de linguagem e vozes do sul em diálogo