O Planejamento leva à Perfeição? Os Efeitos de Diferentes Condições de Planejamento Pré-Tarefa sobre o Desempenho Oral em L2

Diêgo Cesar Leandro, Janaina Weissheimer

Resumo


Este artigo reporta um estudo que investigou os efeitos de diferentes condições de planejamento pré-tarefa sobre o desempenho oral em L2. Vinte e seis aprendizes de inglês de um instituto de línguas realizaram uma tarefa oral na qual tiveram de descrever três figuras, cada uma por um minuto, sob as seguintes condições: não-planejamento, planejamento oral e planejamento escrito. O desempenho oral dos participantes foi examinado em termos de fluência (speech rate unpruned e speech rate pruned), acurácia gramatical (erros por 100 palavras) e densidade lexical (proporção de palavras produzidas com propriedades gramaticais e lexicais). As medidas de produção oral foram comparadas estatisticamente de acordo com as condições de planejamento, seguindo um design intra-sujeitos. Os resultados mostram que, em geral, planejar afetou positivamente a performance oral em L2, especialmente a fluência. Os aprendizes realizaram melhor a tarefa quando tiveram pelo menos um minuto para elaborar sua fala quando comparado à condição que não dispunha de tempo de planejamento. Entretanto, ao comparar as condições oral e escrita, uma não se sobressaiu a outra, possivelmente pelo modo como foram operacionalizadas. Interpretado de outra forma, isto pode indicar que o planejamento pré-tarefa seja benéfico independentemente da forma que assuma. Este estudo de pequena escala pode contribuir para discussões teóricas acerca da produção oral em L2 e o tratamento pedagógico do planejamento oral na sala de aula de L2.


Palavras-chave


Planejamento pré-tarefa; Produção Oral; Inglês como L2

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DOI: https://doi.org/10.18309/anp.v1i51.1410

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