‘Novos’ sujeitos na gramática infantil do português brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52i1.1490Palavras-chave:
Sintaxe, ‘Novos’ Sujeitos, Gramática InfantilResumo
Este artigo apresenta os resultados de um estudo em fase inicial sobre o aparecimento de ‘novos’ sujeitos no português brasileiro infantil, os sujeitos locativos e os possessivos. A gramática do português brasileiro (PB) vem apresentando um número crescente de sentenças com sujeitos considerados atípicos. O objetivo deste estudo é investigar se tais construções já estão presentes na gramática infantil do PB, para tanto, serão apresentados os resultados de duas atividades linguísticas, julgamento de gramaticalidade e tarefa de encenação. Tendo em mente que os falantes do PB optam pelo preenchimento da posição sujeito a deixá-la vazia, mesmo sendo preenchida por constituintes não selecionados diretamente pelo verbo, as hipóteses deste estudo são: (i) a criança reconhece as estruturas com sujeitos locativo e possessivo desde as fases iniciais e (ii) a produção de tais sentenças só ocorre em fases mais avançadas do processo de aquisição.
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