Desafios metodológicos à Linguística de Corpus em aquisição da linguagem no português brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52i1.1499

Palavras-chave:

Linguística de corpus, Aquisição do PB, Desafios metodológicos, Extensão Média de Enunciados

Resumo

Discutirei os desafios metodológicos para a organização de três corpora de uma criança aos 20 meses e 21 dias, 22 meses e 20 dias e 26 meses e 8 dias, ao adquirir o PB. Utilizo a metodologia de Brown (1973) quando levantou os corpora de Adam, Eve e Sarah, empregando o cálculo de Extensão Média de Enunciados, EME (MLU) e de Limite Máximo de Enunciados (Upper Bound), cujas regras são descritas. Os resultados são confrontados com dezenove relatos de Brown (1973, p. 66) referentes à aquisição de línguas diferentes, inclusive, não indo-europeias. Explicam-se os critérios para seleção dos enunciados dos corpora para depreender as gramáticas emergentes. O total dos enunciados da criança em transcrição fonética foi de 5530, o dos adultos, transcritos canonicamente, quando dirigidos à criança, foi de 5664. As gravações, transcrições fonéticas, glosas, análise morfológica (linha mor) e léxicos, estão disponíveis na Plataforma CHILDES, o maior banco mundial de dados sobre aquisição da linguagem. Abordo os desafios metodológicos, inclusos os enfrentados pelos pesquisadores que trabalham com aquisição do PB, advindos das novas tecnologias, em especial, as assumidas pela Plataforma CHILDES que adota na linha Mor (análise morfossintática) as mesmas medidas explicadas no artigo.

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Biografia do Autor

Leonor Scliar-Cabral, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Leonor Scliar-Cabral, doutora em Lingüística pela USP, Professora Emérita e titular concursada aposentada pela UFSC. Pós-doutorada pela Universidade de Montréal, foi eleita em 1991, na Univ. de Toronto, Presidente da International Society of Applied Psycholinguistics, ISAPL, reeleita, na Universidade de Bolonha/Cessena e é atualmente Presidente de Honra. Foi presidente da UBE-SC (1995-1997) e presidiu a ABRALIN (1997-1999). Foi a 1ª Coordenadora do GT de Psicolingüística da ANPOLL, reeleita. Membro do Comitê da Linguagem na Criança da IALP e do Conselho Editorial do International Journal of Psycholinguistics, de Cadernos de Estudos Lingüísticos e de Letras de Hoje (fundadora), da Revista da ABRALIN entre outros. Pesquisadora IA, atualmente é coordenadora do Grupo de Pesquisa Produtividade Lingüística Emergente (CNPq), alimentando o banco mundial de dados CHILDES. Livros: Introdução à Lingüística (Globo, 7ª edição) e Introdução à Psicolingüística (Ática, 1990), Romances e Canções Sefarditas, Memórias de Sefarad, De senectute erotica (São Paulo: Massao Ohno, 1998), Poesia espanhola do século de ouro (Florianópolis: Letras Contemporâneas, 1998) e “O outro, o mesmo” (trad. poética, In J.L. Borges, Obra completa, São Paulo: Globo, 1999), Cruz e Sousa, o poeta do desterro (Sylvio Back (org.), Rio de Janeiro: Sete Letras, 2000). Ultimamente vem se dedicando à prevenção ao analfabetismo funcional, com o Sistema Scliar de Alfabetização.  Seus últimos livros são Princípios do sistema alfabético do português do Brasil e Guia Prático de alfabetização (São Paulo: Contexto, 2003), O sol caía no Guaíba (Porto Alegre: Prym, 2006), com C.R. Caldas-Coulthard, Desvendando discursos: conceitos básicos (Florianópolis: EDUFSC, 2008), Sagração do Alfabeto (São Paulo: Scortecci, 2009, finalista do prêmio Jabuti, 2010) e Psycholinguistics Scientific and technological challenges (Org., Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010), Aventuras de Vivi, Florianópolis: Editora Lili, 2012.

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Publicado

2021-05-31

Como Citar

Scliar-Cabral, L. (2021). Desafios metodológicos à Linguística de Corpus em aquisição da linguagem no português brasileiro. Revista Da Anpoll, 52(1), 205–219. https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52i1.1499

Edição

Seção

Estudos Linguísticos (2021)