Entre o acadêmico e o digital:

estratégias de navegação utilizadas por graduandos em Letras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52i1.1511

Palavras-chave:

Letramento Acadêmico, Letramento Digital, Navegação

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar as estratégias utilizadas por graduandos em Letras da Universidade Federal do Piauí em seus percursos de navegação em ambiente de busca online para realizar tarefas acadêmicas. Os resultados aqui apresentados são fruto de pesquisa cuja coleta de dados de 20 informantes (10 cursando o 6º período e 10 cursando o 9º período) foi realizada a partir de três etapas: aplicação de questionário pré-leitura; realização de tarefas de navegação, leitura e produção de texto; e aplicação de questionário pós-tarefa. Os caminhos utilizados pelos informantes observados na execução das tarefas da segunda etapa, analisados em conjunto com os dados da primeira e da terceira etapas evidenciam que não há como garantir que habilidades relacionadas ao letramento digital ou ao letramento acadêmico, tratados separadamente, são mais funcionais para que os alunos consigam atender aos seus objetivos de leitura. Em vez disso, numa perspectiva integrada e situada, ficou evidenciado que os dois tipos de letramento são mobilizados pelos alunos de maneira estratégica, a depender do seu repertório de habilidades e dos caminhos de navegação que escolhem percorrer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leila Rachel Barbosa Alexandre, Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí, Brasil

Docente do curso de Letras-Libras (UFPI). Doutora em Linguística Aplicada (UFMG). Mestra em Letras (UFPI).

Referências

AFFLERBACH, P.; CHO, B-Y. Identifying and describing constructively responsive comprehension strategies in new and traditional forms of reading. In: ISRAEL, S.; DUFFY, G. Handbook of research on reading comprehension. New York: Routledge, 2009. p. 69-90.

CASTEK, J. et al. Examining Peer Collaboration in Online Inquiry. The Educational Forum, v. 76, n. 4, p. 479-496, 2012. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/.VBHALEZ0zmI#.VBHAo0Z0zmI.

COIRO, J. Predicting reading comprehension on the internet: contributions of offline reading, skills, online reading skills, and prior knowledge. Journal of Literacy Research, v. 43, n. 4, p. 352-392, Oct. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1177%2F1086296X11421979.

COSCARELLI, C. V.; CAFIERO, D. Ler e Ensinar a Ler. In: COSCARELLI, C. V. (org.). Leituras sobre a leitura: passos e espaços na sala de aula. Belo Horizonte: Vereda, 2013. p. 8-35.

COSCARELLI, C. V.; COIRO, J. Reading multiple sources online. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.17, n.3, p.751-776, set./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15313.

DIAS, M. C., NOVAIS, A. E. Por uma matriz de letramento digital. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO, 3., 2009, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2009. p. 1-19. Disponível em: http://nehte.com.br/hipertexto2009/anais/p-w/por-uma-matriz.pdf.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e Compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2007.

KOMESU, F.; GALLI, F. C. S. Práticas de leitura e escrita em contexto acadêmico: relações (hiper)textuais singulares. Raído, Dourados, v. 8, n. 16, p. 79-93, jul./dez. 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3750.

LEU, D. J. et al. Developing Three Formats for Assessing Online Reading Comprehension:

The ORCA Project Year 3 (Roundtable AERA 2012), April, Vancouver, CA, 2012.

OLIVEIRA, T. L. M. Objetivo de leitura: um caminho que se perdeu?. 2018. 324 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) — Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/LETR-B7JP9E.

RIBEIRO, A. E. Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula. Belo Horizonte: RHJ, 2012.

SOMEREN, M. W. van; BARNARD, Y. F.; SANDBERG, J. A. C. The Think Aloud Method:

A practical guide to modelling cognitive processes. London: Academic Press, 1994

STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014 [1995].

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

Alexandre, L. R. B. (2021). Entre o acadêmico e o digital:: estratégias de navegação utilizadas por graduandos em Letras. Revista Da Anpoll, 52(1), 94–109. https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52i1.1511

Edição

Seção

Estudos Linguísticos (2021)