Letramento crítico e agência social
uma análise de práticas transformadoras de aprendizes em um curso de extensão para o ensino de línguas
DOI:
https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52i2.1549Palavras-chave:
Letramento Crítico, Prática Transformadora, Multiletramentos, Educação de Língua Inglesa, Extensão UniversitáriaResumo
A partir do entendimento da Linguística Aplicada como um campo de investigação indisciplinar que busca criar inteligibilidade sobre problemas sociais centrados na língua(gem) (MOITA LOPES, 2006), este artigo apresenta um instrumento pedagógico, um Projeto Temático de Multiletramentos Críticos, como um meio de desenvolver agência social crítica de aprendizes. A natureza desse projeto educacional advém da pedagogia do letramento sociointeracional crítico (TILIO, 2021, 2020, 2019, 2015), cujo entendimento de ensino de língua permeia noções de cidadania que desafiam discursos hegemônicos ao incitar a análise de temas e línguas/linguagens, e a adoção de um constante posicionamento crítico. Como o projeto pedagógico em foco situa suas práticas através de vozes femininas brasileiras alternativas, estudantes de um curso de extensão de língua inglesa são levados a responder a múltiplos discursos sobre questões imbricadas em gênero que habitam seus horizontes sociais (VOLÓCHINOV, 2017 [1929]). Portanto, ao investigar o diálogo estabelecido entre o projeto e uma/um estudante, este artigo tenciona contribuir à produção de conhecimento sobre a vida social. Para fazer isso, nós selecionamos uma tarefa que compõe o projeto e um texto digital multimodal produzido pela/o estudante em resposta ao projeto. Concluímos o artigo enquadrando a relevância da educação eticamente comprometida com a promoção de práticas transformadoras das/dos estudantes.
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