Cinema, semiótica e ensino

uma experiência semântica com estudantes de língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52i2.1555

Palavras-chave:

Ensino de línguas, Emoções, Discurso verbal e fílmico, Paranoid Park

Resumo

Este artigo apresenta uma sugestão de trabalho com a escrita em língua inglesa, embasada na teoria da semiótica discursiva. Para isso, destaca noções de empatia e manipulação discursiva, na compreensão de um texto fílmico. O objetivo é registrar a contribuição dessa semiótica para o trabalho com o texto verbal e o audiovisual, por meio da aplicação de uma sequência didática, da promoção de um exercício empático e de uma discussão sobre as relações entre enunciador e enunciatário. A partir da contextualização emocional do filme Paranoid Park, e de uma tabela de palavras relacionadas a emoções, os estudantes tiveram que produzir dois textos escritos: um narrativo, em primeira pessoa, e um dissertativo/argumentativo que explicasse o motivo de escolhas léxicas para descrever as emoções que o filme sugeria. A tabulação dessas escolhas revelou uma eficiente manipulação do enunciador. Esse resultado aponta para a contribuição da teoria utilizada para o desenvolvimento de práticas diversificadas de letramentos, conforme sugerem as orientações da BNCC (2017).

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Biografia do Autor

Edison Gomes Junior, Instituto Federal do Mato Grosso, Alta Floresta, Mato Grosso, Brasil

Doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, professor na Universidade do do Estado de Mato Grosso

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Publicado

2021-11-18

Como Citar

Gomes Junior, E., & Cristina Gallardo, B. (2021). Cinema, semiótica e ensino: uma experiência semântica com estudantes de língua inglesa. Revista Da Anpoll, 52(2), 121–137. https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52i2.1555