“É um processo muito difícil"

narrativa e (re)construção identitária de professora de Língua Portuguesa sobre o ensino remoto emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/ranpoll.v53i1.1640

Palavras-chave:

Análise de narrativa, (Re)Construção de identidades, Ensino remoto, Formação continuada

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar narrativa oral de uma professora de Língua Portuguesa, a fim de compreender como ela (re)constrói sua(s) identidade(s) profissional(is) e se posiciona ao avaliar situações sobre o contexto de ensino remoto emergencial. Para tanto, o estudo é ancorado nos princípios teóricos da análise de narrativas, considerando os aspectos linguísticos-interacionais e discursivos a partir dos estudos de Labov ([1972] 2008); Moita Lopes (2001); Bastos; Biar (2015); Abreu; Nobrega (2020). Os dados foram gerados em um encontro de formação continuada realizado no ano de 2020, durante a pandemia de Covid-19. A metodologia do trabalho é de cunho qualitativo-interpretativista e se baseia nos conceitos dos estudos da narrativa oral. Os resultados sugerem que, ao construir a narrativa, a professora organiza as experiências narradas, avaliando as situações e se posicionando conforme as identidades assumidas, ora de uma professora preocupada que valoriza os benefícios do ambiente de ensino remoto, ora como alguém que se encontra em meio a um desafio pedagógico sem precedentes.

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Biografia do Autor

Tamires Puhl Pereira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil

Mestra em Linguística Aplicada (UNISINOS).

Anderson Carnin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutor em Linguística Aplicada (UNISINOS)

Caio Mira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutor em Linguística (Unicamp).

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Publicado

2022-04-30

Como Citar

Puhl Pereira, T., Carnin, A. ., & Mira, C. (2022). “É um processo muito difícil": narrativa e (re)construção identitária de professora de Língua Portuguesa sobre o ensino remoto emergencial. Revista Da Anpoll, 53(1), 13–34. https://doi.org/10.18309/ranpoll.v53i1.1640

Edição

Seção

Estudos Linguísticos (2022)