O livro didático de língua inglesa na Linguística Aplicada

uma análise dialógica do discurso acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/ranpoll.v54i1.1863

Palavras-chave:

Livro didático, Ensino de língua inglesa, Análise Dialógica do Discurso, Linguística Aplicada

Resumo

Neste artigo, objetiva-se discutir o livro didático de língua inglesa como objeto do discurso acadêmico da Linguística Aplicada brasileira. Para isso, fundamenta-se, teórico-metodologicamente, na Análise Dialógica do Discurso, pressupondo a língua como interação discursiva e tomando dois resumos acadêmicos (2020 e 2021), que tematizam o livro didático de língua inglesa, como enunciados que circulam no campo científico, publicados em periódicos brasileiros cujos títulos expressam explicitamente sua filiação à área da Linguística Aplicada. A análise do corpus indica que o discurso acadêmico ora concorda com o discurso oficial (o livro didático é bom), apresentando ressalvas a ele (o livro didático é bom, mas precisa ser complementado), ora discorda dele de forma latente (o livro didático é insuficiente e não é crítico). Além disso, a análise das relações dialógicas entre o discurso acadêmico, o discurso oficial, o discurso teórico, o discurso profissional e o discurso sobre a formação inicial de professores revela: a necessidade de uma prática profissional que complemente o livro didático; a denúncia a pedagogias contrárias ao desenvolvimento da autonomia do estudante; e a necessidade de uma formação inicial do professor de inglês em perspectiva crítica e antirracista.

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Publicado

2023-11-06

Como Citar

Lima, S. de C., de Oliveira Silva, M. C., Almeida Maia, C., Farias Pascoal, G., & Medeiros de Macêdo Saldanha, R. (2023). O livro didático de língua inglesa na Linguística Aplicada: uma análise dialógica do discurso acadêmico. Revista Da Anpoll, 54(1), e1863. https://doi.org/10.18309/ranpoll.v54i1.1863

Edição

Seção

Estudos Linguísticos