Canção, intertextualidade e referenciação em um anúncio publicitário
DOI:
https://doi.org/10.18309/ranpoll.v54i1.1875Palavras-chave:
Anúncios publicitários, Canção, Intertextualidade, Referenciação, Efeitos de sentidosResumo
Este artigo propõe um estudo sobre a relação entre canção, intertextualidade e referenciação em um anúncio publicitário, buscando observar os efeitos de sentidos que são produzidos nesse gênero textual por meio da relação entre intertextualidade, referenciação e multimodalidade. O corpus selecionado é o anúncio publicitário “EX4GERADO – Campanha Vivo Dia dos Namorados 2015”. Por meio da análise, se buscará identificar qual é a funcionalidade da canção “Exagerado” do cantor Cazuza no anúncio publicitário, bem como quais são as relações de sentidos geradas por meio da intertextualidade e dos processos de referenciação, e ainda como se dá a relação entre canção, imagem e escrita no anúncio publicitário escolhido. Para tanto, serão observados no anúncio seus aspectos intertextuais e referenciais (KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2012), bem como a relação entre canção, imagem e escrita, focalizando a multimodalidade (MENEZES, 2017; MARCUSCHI, 2008). Os resultados indicam que, de forma multimodal, o anúncio publicitário se apropria dos significados da canção, intertextos e referentes para construir os seus significados, de modo a divulgar as marcas Vivo e Samsung, incitando os interlocutores ao consumo.
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