Canção, intertextualidade e referenciação em um anúncio publicitário
DOI:
https://doi.org/10.18309/ranpoll.v54i1.1875Keywords:
Anúncios publicitários, Canção, Intertextualidade, Referenciação, Efeitos de sentidosAbstract
Este artigo propõe um estudo sobre a relação entre canção, intertextualidade e referenciação em um anúncio publicitário, buscando observar os efeitos de sentidos que são produzidos nesse gênero textual por meio da relação entre intertextualidade, referenciação e multimodalidade. O corpus selecionado é o anúncio publicitário “EX4GERADO – Campanha Vivo Dia dos Namorados 2015”. Por meio da análise, se buscará identificar qual é a funcionalidade da canção “Exagerado” do cantor Cazuza no anúncio publicitário, bem como quais são as relações de sentidos geradas por meio da intertextualidade e dos processos de referenciação, e ainda como se dá a relação entre canção, imagem e escrita no anúncio publicitário escolhido. Para tanto, serão observados no anúncio seus aspectos intertextuais e referenciais (KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2012), bem como a relação entre canção, imagem e escrita, focalizando a multimodalidade (MENEZES, 2017; MARCUSCHI, 2008). Os resultados indicam que, de forma multimodal, o anúncio publicitário se apropria dos significados da canção, intertextos e referentes para construir os seus significados, de modo a divulgar as marcas Vivo e Samsung, incitando os interlocutores ao consumo.
Downloads
References
BAKHTIN, Mikhail M. Problemas da Poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1981.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016, p. 11-70.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1979].
CARVALHO, Nelly. O texto publicitário na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2014.
EX4AGERADO – Campanha Vivo Dia dos Namorados 2015, 12/06/2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_bqEr-1IgJQ>. Acesso em 12/06/2022.
KOCH, Ingedore Villaça. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2a. ed. São Paulo: Contexto, 2021.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3a. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
KOCH, Ingedore Villaça; BENTES, Anna Christina; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Intertextualidade: diálogos possíveis. 3a. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. São Paulo: Perspectiva, 1974.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Noção de texto e linguística de texto. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MENEZES, Andreia dos Santos. Pandeiros e bandoneones: vozes disciplinadoras e marginais no samba e no tango. Editora Unifesp: São Paulo, 2017.
MONDADA, Lorenza; DUBOIS, Daničle. Construção dos objetos de discurso e categorização: uma abordagem dos processos de referenciação. In: Cavalcante, Mônica Magalhães et alii, (eds.). Clássicos da Linguística 1: referenciação. São Paulo: Editora Contexto, 2003, p. 17-52.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista da Anpoll
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista da Anpoll são licenciados sob os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Assim, os/as autores/as ou terceiros podem copiar e redistribuir o material licenciado em qualquer suporte ou formato, e remixar, transformar, ou criar a partir do material desde que sejam dados os devidos créditos ao trabalho original. Ressalta-se que a redistribuição, transformação ou criação, de iniciativa de dos/as autores/as ou de terceiros, deve mencionar a precedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume, número e data desta publicação.