A linguística textual e a criação do LETTEC
trajetórias interdisciplinares
DOI:
https://doi.org/10.18309/ranpoll.v54i1.1891Palavras-chave:
Linguística Textual, Texto, LETTECResumo
Neste artigo, impulsionamos reflexões no sentido de (re)definir conceitos, procedimentos metodológicos e critérios analíticos da Linguística Textual a partir das experiências de pesquisa do Laboratório de Estudos em Texto e Tecnologia (LETTEC/UFS). Durante sua trajetória, esse grupo tem estabelecido diálogos interdisciplinares com outras áreas do conhecimento na construção e na compreensão dos sentidos do texto. Numa primeira seção, apresentamos os princípios teórico-analíticos da LT e sua vocação interdisciplinar. Na segunda, por meio de uma revisão bibliográfica, apontamos alguns dos trabalhos mais recentes do grupo, os quais dialogam com outras áreas do conhecimento. Na terceira e última, apontamos reflexões analíticas com foco na necessidade de redefinição de conceitos e ampliação de critérios analíticos com vistas aos contextos sociais e às sociedades pós-digitais, mediante a integração das dimensões local e global das práticas discursivas on-line e off-line. O LETTEC tem efetivado essas articulações numa visada mais contextual e sociopolítica, de modo que, ao cabo do estudo, diante de um objeto tão multifacetado quanto o texto, ratificamos a necessidade de um olhar multi/interdisciplinar nas pesquisas em LT. Acreditamos que só assim conseguiremos responder satisfatoriamente à comunidade acadêmica e à sociedade em geral acerca das disputas políticas e dos problemas sociais da contemporaneidade.
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