Análise discursiva do poema de Gabriel Isaac pela perspectiva foucaultiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/ranpoll.v57.2023

Palavras-chave:

Análise discursiva foucaultiana, Arqueologia do saber, Libras, Cultura Surda

Resumo

Este artigo examina o poema de Gabriel Isaac sobre a Libras a partir da perspectiva foucaultiana da arqueologia do saber. Embora a Libras e a cultura surda tenham conquistado maior visibilidade, ainda enfrentam desafios e preconceitos. O poema, além de sua dimensão artística, assume um papel político ao questionar discursos que marginalizam essa comunidade e ressaltar sua riqueza cultural. Para compreender como essas representações se constroem, utilizam-se conceitos como arquivo, formação discursiva e enunciado. A investigação busca identificar de que maneira o poema dialoga com discursos hegemônicos e contribui para a construção de novas perspectivas que valorizam a língua de sinais. A abordagem adotada permite explorar as relações entre linguagem, poder e conhecimento, destacando seu impacto na diversidade cultural e linguística. Ao longo do texto, a análise evidencia como o poema não apenas reflete a experiência surda, mas também desafia estruturas discursivas estabelecidas. Dessa forma, o estudo enfatiza a relevância dessa abordagem teórica na interpretação de manifestações artísticas que questionam e ressignificam os espaços de fala e identidade da comunidade surda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Alves de Freitas Pereira, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil.

Fernanda Alves de Freitas Pereira é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Sua pesquisa, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional, aborda a experimentação como estratégia didática no ensino de ciências para estudantes com deficiência intelectual, propondo uma sequência didática inclusiva. Seu trabalho contribui para a ampliação de práticas pedagógicas acessíveis, alinhadas às demandas da educação especial e inclusiva.

Referências

BURKE, Peter. A nova história, seu passado e seu futuro. In: BURKE, Peter (org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992. p. 1-13.

CAMPOS, Maynara Costa de. Sinais-vivências: o potencial criativo da literatura surda na ressignificação de experiências e narrativas surdas. 2021. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, 2021.

COURTINE, Jean-Jacques. Orientações teóricas da pesquisa. In: Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EdUFSCar, 2009. p. 99-121.

DECHICHI, Claudia; SILVA, Lázara Cristina; FERREIRA, Madureira Juliene (org.). Curso básico: educação especial e atendimento educacional especializado. Uberlândia: EDUFU, 2012.

FERREIRA, Mauricio dos Santos; TRAVERSINI, Clarice Salete. A análise Foucaultiana do discurso como ferramenta metodológica de pesquisa. Educação & Realidade, v. 38, p. 207-226, 2013.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Belo Horizonte: Edições Loyola, 1996.

FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos II: arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.

KARNOPP, Lodenir Becker. Produções culturais de surdos: análise da literatura surda. Cadernos de educação (Pelotas). v. 19, n. 36, p. 155-174, maio/ago. 2010.

Lecourt, Dominique. Para uma crítica da epistemologia. 2. ed. Lisboa: Assírio e Alvim, p. 25- 32. 1980.

NAVARRO, Pedro. Discurso, história e memória: contribuições de Michel Foucault ao estudo da mídia. In: Estudos do texto e do discurso: interfaces entre língua (gens), identidade e memória. São Carlos: Claraluz, p. 59-74. 2008.

PASSOS, Izabel Christina Friche. A análise Foucaultiana do discurso e sua utilização em pesquisa etnográfica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 35, e35425, 2019.

PÊCHEUX, Michel. O Discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução de Eni Orlandini. Campinas: Pontes, 1997.

RAMOS, Regina Clélia. Histórico da FENEIS até o ano de 1988. Editora Arara Azul, v. 5, n. 05, 2004. Disponível em: https://www.scribd.com/doc/105163441/Historico-da-FENEIS-ate-o-ano-de-1988. Acesso em: 22 jan. 2026.

Robin, Regine. História e Lingüística. São Paulo: Editora Cultrix Ltda, 1977.

SARGENTINI, Vanice. As relações entre a Análise do Discurso e a história. In: A (des) ordem do discurso. São Paulo: Contexto, p. 95-102. 2010.

STROBEL, Karin. História da educação de surdos. Florianópolis: UFSC, 2009.

Downloads

Publicado

2026-05-06

Como Citar

Scapolan, B. A., & Pereira, F. A. de F. (2026). Análise discursiva do poema de Gabriel Isaac pela perspectiva foucaultiana. Revista Da Anpoll, 57, e2023. https://doi.org/10.18309/ranpoll.v57.2023

Edição

Seção

Estudos Linguísticos