AS IMPLICAÇÕES CRONOTÓPICAS DA AULA VIRTUAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Nívea Rohling Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Câmpus Curitiba)

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i34.670

Palavras-chave:

Novas tecnologias. Ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Aula virtual. Cronotopo. Bakhtin

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do cronotopo da aula virtual de um curso de Licenciatura Letras-Português-EaD de uma universidade pública federal do sul do Brasil. A fundamentação teórico-metodológica insere-se nos estudos bakhtinianos. Foram analisados 12 enunciados de fóruns de discussão, postados no AVEA (2007 a 2011); e dados gerados por meio de um questionário. A análise mostrou que a aula presencial é um pano de fundo nas interações que se concretizam na aula virtual, incidindo sobre as relações do estar junto à distância

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nívea Rohling, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Câmpus Curitiba)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Câmpus Curitiba). Professora Adjunta do Departamento Acadêmico de Comunicação e Expressão. Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

2013-12-15

Como Citar

Rohling, N. (2013). AS IMPLICAÇÕES CRONOTÓPICAS DA AULA VIRTUAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Revista Da Anpoll, 1(34), 185–232. https://doi.org/10.18309/anp.v1i34.670