ESCRITURA, MEMÓRIA E ASSOCIAÇÃO: PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE POEMAS POR ALUNOS RECÉM ALFABETIZADOS

Autores

  • Eduardo Calil Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i36.681

Palavras-chave:

escola, produção de texto, autoria, criatividade, poesia

Resumo

A partir da Genética Textual e da Linguística da Enunciação, este estudo analisa dois processos de criação de poemas escritos por duas díades de alunos recém alfabetizados, em contexto de sala de aula. A análise das filmagens destes processos identificou tipos de relações associativas (Saussure, 1987; Suenaga, 2004) feitas pelos escreventes e o modo como estas relações e articulam com os conteúdos recuperados da memória de cada um. O processo co-enunciativo sugere a formação de redes associativas que indicam a gênese da escritura destes poemas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Calil, Universidade Federal de Alagoas

Possui mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em linguística pela UNICAMP. É professor do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística e do Programa de Pós-graduação em Educação e coordenador do Laboratório do Manuscrito Escolar na Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Downloads

Publicado

2014-05-28

Como Citar

Calil, E. (2014). ESCRITURA, MEMÓRIA E ASSOCIAÇÃO: PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE POEMAS POR ALUNOS RECÉM ALFABETIZADOS. Revista Da Anpoll, 1(36), 371–402. https://doi.org/10.18309/anp.v1i36.681