ESCRITURA, MEMÓRIA E ASSOCIAÇÃO: PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE POEMAS POR ALUNOS RECÉM ALFABETIZADOS
DOI:
https://doi.org/10.18309/anp.v1i36.681Keywords:
escola, produção de texto, autoria, criatividade, poesiaAbstract
A partir da Genética Textual e da Linguística da Enunciação, este estudo analisa dois processos de criação de poemas escritos por duas díades de alunos recém alfabetizados, em contexto de sala de aula. A análise das filmagens destes processos identificou tipos de relações associativas (Saussure, 1987; Suenaga, 2004) feitas pelos escreventes e o modo como estas relações e articulam com os conteúdos recuperados da memória de cada um. O processo co-enunciativo sugere a formação de redes associativas que indicam a gênese da escritura destes poemas.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os trabalhos publicados na Revista da Anpoll são licenciados sob os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Assim, os/as autores/as ou terceiros podem copiar e redistribuir o material licenciado em qualquer suporte ou formato, e remixar, transformar, ou criar a partir do material desde que sejam dados os devidos créditos ao trabalho original. Ressalta-se que a redistribuição, transformação ou criação, de iniciativa de dos/as autores/as ou de terceiros, deve mencionar a precedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume, número e data desta publicação.