PAISAGEM LINGUÍSTICA EM UM CONTEXTO SUÁBIO-BRASILEIRO: MOBILIDADE E REPRESENTAÇÃO DE UMA COMUNIDADE “GERMÂNICA”
DOI:
https://doi.org/10.18309/anp.v1i40.1021Keywords:
Paisagem linguística, Superdiversidade, Mobilidade, Representação identitária, Linguistic Landscape, Superdiversity, Mobility, Identity representationAbstract
Este artigo visa descrever a paisagem linguística de um contexto plurilíngue Schwowisch/Hochdeutsch/Português no interior do Paraná, procurando compreender os significados sociais desses usos da linguagem na comunidade. Discutimos conceitos como superdiversidade (VERTOVEC, 2007; BLOMMAERT; RAMPTON, 2011; MOITA-LOPES, 2013) e paisagem linguística (BLOMMAERT, 2013; SHOHAMY, 2012) para analisar dados da comunidade, como outdoors, placas indicativas e monumentais. Esses dados mostram materializações linguísticas do Hochdeutsch ao lado do português em textos presentes na paisagem linguística local, contribuindo para a construção de uma identidade de suábios brasileiros com origem germânica. Legitimar as versões padronizadas dessas línguas aponta para objetivos econômicos e de mobilidade desse grupo que busca manter laços econômicos e de irmandade com a Alemanha.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os trabalhos publicados na Revista da Anpoll são licenciados sob os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Assim, os/as autores/as ou terceiros podem copiar e redistribuir o material licenciado em qualquer suporte ou formato, e remixar, transformar, ou criar a partir do material desde que sejam dados os devidos créditos ao trabalho original. Ressalta-se que a redistribuição, transformação ou criação, de iniciativa de dos/as autores/as ou de terceiros, deve mencionar a precedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume, número e data desta publicação.