Noam Chomsky: One Author, Two Images?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i45.1177

Keywords:

Discourse, Authorship, Scenes of the enunciation, Ethos

Abstract

This is paper intends to analyze the construction of the double image of the author Noam Chomsky, as linguistic and North American political activist, having as theoretical assumption the Discourse Analysis, raised by the French theoretical, Dominique Maingueneau, as the three aspects that compose the functioning of authorship (person, writer and inscriber) and the scope of management and regulation of an author's works. We aim to analyze how the organizers of Chomsky's works, in two distinct spheres of circulation of his writings, linguistics and political criticism, were responsible for bringing out mainly through the general scene of the prefaces and introductions to his books, two different images of the same author: a double and a single Chomsky. In this sense, we research about the own ethos of the respective fields of discourse that include scenes of the enunciation of the works of Noam Chomsky, here taken as documentary corpus, especially in order to understand how certain images of this author have been built and legitimized within the linguistic institution and political activism in different ways.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Roberto Leiser Baronas, Universidade Federal de São Carlos

Trabalhando como mecânico de máquinas agrícolas, cursou o Ensino Médio Magistério na Escola Estadual Ministro João Alberto, em Nova Xavantina - MT (1986). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT - Campus Universitário do Araguaia em Pontal do Araguaia - MT (1994) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Araraquara (2003). Desenvolveu sua tese sob a orientação de Edna Fernandes dos Santos Nascimento. Com apoio de bolsa PDEE/Capes, fez doutorado sanduíche na Université Paris Est - Créteil - Val de Marne - França, no Centro de Estudos de Discursos, Imagens, Textos, Escritos e Comunicação - CÉDITEC - sob a supervisão de Simone Bonnafous (2003). Trabalhou como professor de Língua Portuguesa na rede estadual de ensino fundamental e médio de Mato Grosso, onze anos e meio na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT - Campus de Alto Araguaia. Atualmente é professor Associado no Departamento de Letras e orientador de iniciação científica, de dissertação de mestrado e de tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Lingüística da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR e de dissertação e de tese no PPGEL - da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1 D. Realizou estágio de Pós-Doutorado de um ano com bolsa PDS do CNPq, junto ao Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, Identidade e Memória, no Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem/LAEL/Faculdade de Filosofia Comunicação Letras e Artes/ Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP, sob a supervisão de Beth Brait. Traduziu diversos artigos e livros relevantes no campo dos estudos discursivos. É organizador e autor de diversos livros e artigos no domínio dos estudos discursivos. É um dos editores responsáveis pela Revista de Popularização em Ciências da Linguagem - Linguasagem da UFSCar. Foi Editor da Revista da Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN de 2014 a 2017. Foi Delegado Regional da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso - ALED - Brasil de 2014 a 2017. Foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística - ANPOLL, no período de 2016 a 2018. É um dos coordenadores do Laboratório de Estudos Epistemológicos e de Discursividades Multimodais - LEEDiM - UFSCar/CNPq e do Instituto Mattoso Câmara de Estudos Interdisciplinares de Linguagem - UFSCar/CNPq. Tem experiência na área de Linguística com ênfase nos domínios da Análise do Discurso e da Filosofia da Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, discurso político e epistemologia e história da linguística brasileira.

Júlio Ântonio Bonatti Santos, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Mestre em História pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP. Graduado em História pela UNESP, campus de Franca. Atuou como professor de diversas disciplinas da área de Ciências Humanas na Universidade de Franca (UNIFRAN - Grupo Cruzeiro do Sul Educacional), nas modalidades presencial e a distância. Pesquisou História dos Intelectuais, História Política e História do Pensamento Econômico. Atualmente se dedica à pesquisa na área de Análise do Discurso com um projeto sobre a construção da dupla imagem do autor Noam Chomsky, linguista e ativista político.

Published

2018-08-22

How to Cite

Baronas, R. L., & Bonatti Santos, J. Ântonio. (2018). Noam Chomsky: One Author, Two Images?. Revista Da Anpoll, 1(45), 276–290. https://doi.org/10.18309/anp.v1i45.1177

Issue

Section

SEÇÃO LINGUÍSTICA