Contextos Sociopolíticos e Históricos da Mulher em A Streetcar Named Desire, de Tennessee Williams, a partir dos Dilemas Morais de Kohlberg

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i50.1273

Palavras-chave:

Tennessee Williams, A Streetcar Named Desire, Dramaturgia Norte-americana, Lawrence Kohlberg, Dilemas Morais.

Resumo

Os Estágios de Desenvolvimento e Dilemas Morais propostos por Lawrence Kohlberg são utilizados como instrumento de análise dramatúrgica para identificar os contextos sociais, políticos e históricos da figuração da mulher na peça A Streetcar Named Desire de Tennessee Williams. A partir destes estágios, procede-se a uma investigação para revelar o aprofundamento dos substratos ficcionais trabalhados pelo autor no que diz respeito à condição da mulher em sua obra, trazendo à tona como ela é lida e compreendida na sociedade. Evidencia-se, por fim, que a história da mulher é predominantemente atrelada aos valores patriarcais. Os Dilemas Morais propostos por Kohlberg, portanto, mostram-se instrumentos proficientes para a análise dramatúrgica, indo além da leitura hegemônica da obra do autor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Marcio Arnaut de Toeldo, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo,

Doutor em Artes pela Escola de Comunicação e Artes - ECA -USP em Teoria e Prática do Teatro, também é especialista em Teatro-Educação, licenciado em Teatro, engenheiro e Mestre em engenharia.

Dramaturgista, tradutor e revisor de Not about Nightingales para a Cia Triptal em 2019 para o espetáculo Inferno – um interlúdio expressionista com direção de André Garolli.

Convidado especial do Provincetown Tennessee Williams Theater Festival na cidade de Provicetown, nos Estados Unidos, para apresentar o panorama da obra de Tennessee Williams no Brasil em 2019 e representar o Brasil no Festival.

Autor do livro Tennessee Williams: Algo não dito, 2017, editora Giostri.

Com mais cinco livros publicados, é ator, educador e dramaturgo.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Arnaut de Toeldo, L. M. (2019). Contextos Sociopolíticos e Históricos da Mulher em A Streetcar Named Desire, de Tennessee Williams, a partir dos Dilemas Morais de Kohlberg. Revista Da Anpoll, 1(50), 70–80. https://doi.org/10.18309/anp.v1i50.1273

Edição

Seção

Estudos Literários 2019