NEW LITERACY STUDIES AND CONVERSATION ANALYSIS: RECIPIENT DESIGN IN HEALTH LITERACY PRACTICES

Authors

  • Ana Cristina Ostermann Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0001-9017-6314
  • Roberto Perobelli Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo,

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1308

Keywords:

Health Literacy, New Literacy Studies, Conversation Analysis, Recipient Design

Abstract

: This article proposes an association between the principle of recipient design – a principle of human interaction and of fundamental importance to Conversation Analysis (CA), and some of the ideas that guide the New Literacy Studies (NLS). The interactional principle of recipient design becomes salient and relevant to NLS as it focuses precisely on the resources that interactants rely on in order to produce talk that is both context-sensitive and particularized to each interlocutor. Our analysis, that centers around medical consultations, demonstrates how physicians make use of a range of semiotic resources to adjust their talk to different interlocutors. The analysis shows that they do so by orienting to what their interlocutor displays in each new turn at talk not only concerning his/her understanding of what came before, but also on his/her level of health literacy which, in its turn, relates to his/her social, educational, cultural, and linguistic background. In addition to claiming that the principle of recipient design can (and perhaps should) be associated with and incorporated by the New Literacy Studies, we also sustain the relevance of further research that looks into that association and the possible practical advancements it can generate towards the promotion of more equitable citizens’ social participation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Cristina Ostermann, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Ana Cristina Ostermann é Professora Titular no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Bolsista Produtividade do CNPq e Vice-Presidenta da International Society for Conversation Analysis-ISCA (2018-2022). É PhD em Linguística pela University of Michigan (EUA), Mestre em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Licenciada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Em 2017-2018, realizou Estágio Sênior (Visiting Scholar) como bolsista da CAPES, na Loughborough University, Reino Unido, com projeto da Análise da Conversa (Aplicada) e Linguística Interacional, sob a supervisão de Paul Drew. Em 2008-2009, realizou estágio de Pós-Doutorado na University of California, Los Angeles (UCLA), com projeto de interface entre Antropologia, Sociologia e Linguística Aplicada, sob a supervisão de John Heritage. É atual Vice-Presidenta eleita da International Society for Conversation Analysis (ISCA), membra do Comitê de Assessoramento de Letras e Linguística (CA-LL) do CNPq e Coordenadora Adjunta do Comitê Assessor de Artes e Letras da FAPERGS. Em 2015, recebeu o Prêmio Pesquisadora Destaque da UNISINOS e em 2013, o Prêmio Pesquisadora Gaúcha na Área de Letras, Linguística e Artes, concedido pela FAPERGS. Foi Presidenta eleita da International Gender and Language Association (IGALA), entre 2010 a 2012. Suas áreas de interesse em pesquisa são: análise da conversa, sociolinguística interacional e linguagem e gênero, com ênfase especial na comunicação na área da saúde. Seus projetos de pesquisa atuais investigam interações face-a-face em consultas de aconselhamento genético fetal, exames de ultrassom obstétrico, consultas ginecológicas e obstétricas do SUS e os atendimentos do Disque Saúde (da Mulher), do Ministério da Saúde. Pesquisas anteriores envolvem análise da conversa e etnografia em delegacias da mulher e centros de intervenção na violência contra a mulher, investigação de interrogatórios policiais com suspeitos de homicídios, análise das práticas discursivas de transgêneros, entre outros. Suas publicações nos últimos anos incluem artigos em periódicos internacionais (Journal of Sociolinguistics, Pragmatics, Language & Communication, Language in Society, Discourse & Society, Gender & Language Journal, and English for Specific Purposes Journal) e nacionais (Delta, Linguagem em (Dis)curso, Veredas, ALFA, Calidoscópio, Cadernos de Saúde Pública, Revista de Psicologia, Psicologia: Reflexão e Crítica, Veredas), artigos em livros (e.g. Encyclopedia of Language and Social Interaction, The Handbook of Language, Gender and Sexuality: Language and Gender: A Reader; International Encyclopedia of Communication; Language and Gender), e organização das obras: Você está Entendendo? Contribuições dos estudos de fala-em-interação para a prática do teleatendimento (Ostermann e Oliveira, 2015) Humanização, Gênero e Poder: Contribuições dos Estudos de Fala-em-Interação para a Atenção à Saúde (Ostermann e Meneghel, 2012), Linguagem. Gênero. Sexualidade (Ostermann e Fontana, 2010) e Linguagem e Gênero no Trabalho, na Mídia e em Outros Contextos (Heberle, Figueiredo e Ostermann, 2006). Faz parte do conselho editorial dos periódicos Gender and Language (Inglaterra), The Open Sociology Journal (Inglaterra), Intervenção Social (Portugal), Linguagem em (Dis)curso, Signótica, Veredas e Calidoscópio, e atua ocasionalmente como parecerista de Text & Talk, ROLSI (Research on Language and Social Interaction), Gender, Place and Culture e Revista da ABRALIN. Atua como parecerista para agências brasileiras de fomento à pesquisa (CNPq e FAPERGS) e, ocasionalmente, para agências internacionais, como a Research Foundation Flanders (FWO).

Roberto Perobelli, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo,

Possui graduação em Letras (2003), mestrado em Letras (2006) e doutorado em Linguística (2012) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência de pesquisa na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Análise da Conversa Etnometodológica e em Gestão Pedagógica para o Letramento.

Published

2019-09-30

How to Cite

Ostermann, A. C., & Perobelli, R. (2019). NEW LITERACY STUDIES AND CONVERSATION ANALYSIS: RECIPIENT DESIGN IN HEALTH LITERACY PRACTICES. Revista Da Anpoll, 1(49), 142–157. https://doi.org/10.18309/anp.v1i49.1308

Issue

Section

Letramento e Transdisciplinaridade