History, memory and martinican identity in Fourth Century by Èdouard Glissant

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v51i3.1427

Keywords:

Novel, History, Memory, Narrative

Abstract

This article analyzes the role of history and memory in the process of identity reconstruction of Antilleans people, on the novel The Fourth Century by Edouard Glissant.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Francisco de Assis Neto, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, Tocantins,

Possui Doutorado e Mestrado em Ensino de Língua e Literatura, pela Universidade Federal do Tocantins; Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, pela Universidade Internacional de Curitiba; e graduação em Letras, pela Fundação Universidade Federal do Tocantins. Atualmente, atua como professor da educação básica pela rede estadual do Estado do Tocantins e como professor do ensino superior, pela Faculdade Antonio Propicio de Aguiar Franco (FAPAF). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica discursiva, letramento literário, educação do campo e o uso de tecnologias digitais no ensino de língua/literatura.

Edna Sousa Cruz, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Imperatriz, Maranhão,

Doutora em Letras e Mestre em Letras pela Universidade Federal do Tocantins. Docente da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, onde atua no curso de Letras Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura. Tem experiência como docente na área de linguista aplicada ao ensino de língua inglesa. Nos trabalhos atuais tem investigado histórias de vida de professores/as de língua inglesa, e o livro didático do ensino fundamental desta área. Bolsista Fulbright/CAPES pelo programa PDPI (2013). Integra os grupos de pesquisas Narrativas, Experiências de Vida e Formação (UFT), o Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão, e o Grupo de Estudos Literários e Imagéticos, ambos da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Autora do livro ?Eu era a Única Professora Negra na Escola de Inglês?: histórias de vida de professoras negras de Imperatriz-MA, publica capítulo de livro e artigos em periódicos nacionais na área da linguística aplicada ao ensino de língua inglesa com ênfase na formação de professores e relações étnicos raciais (Texto informado pela autora).

Published

2020-12-31

How to Cite

Neto, F. de A., & Cruz, E. S. (2020). History, memory and martinican identity in Fourth Century by Èdouard Glissant. Revista Da Anpoll, 51(3), 33–43. https://doi.org/10.18309/anp.v51i3.1427

Issue

Section

Estudos Literários (2020)