Certas Marias, outras Marianas: a construção da identidade feminina em O retrato do rei

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v51i3.1446

Palavras-chave:

Identidade feminina, Meta-história, O retrato do rei, Ana Miranda

Resumo

O presente artigo objetiva problematizar a construção da identidade feminina na realidade brasileira a partir do romance O retrato do rei, de Ana Miranda. Fazendo uso da meta-história, a obra apresenta um recorte da história do Brasil, pondo em foco uma diversidade de categorias identitárias femininas. Seja Maria ou Mariana, suas personagens constituem pano de fundo para expressar a construção de papéis sociais que delineiam a identidade feminina. Embora se paute na (re)contação da história, o livro investe na ressignificação do cotidiano, traçando uma ponte entre os diferentes perfis de mulheres apresentados na narrativa metaficcional e os identificados no contexto atual, tornando-se um significativo estímulo para uma análise crítica da realidade.

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Biografia do Autor

Cristina Reis Maia, Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,

Analista Judiciária no TJRJ, com formação em Serviço Social, Psicologia e Letras e Mestrado Acadêmico em Antropologia e Estudos Literários (em curso).

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Maia, C. R. (2020). Certas Marias, outras Marianas: a construção da identidade feminina em O retrato do rei. Revista Da Anpoll, 51(3), 167–176. https://doi.org/10.18309/anp.v51i3.1446

Edição

Seção

Estudos Literários (2020)