DO PASTICHE SOBRE SI: ESTILO E ANTROPOMORFISMO NO “NAUSICA”, DE ULYSSES

Autores

  • Fabio Akcelrud Durão Unicamp
  • Tauan Fernandes Tinti UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i36.696

Palavras-chave:

Ulysses. “Nausicaa”. Hugh Kenner. Arranjador. Identificação.

Resumo

Este trabalho parte da ideia apresentada por Kenner de que o Ulysses de Joyce é constituído por duas vozes narrativas que cumprem funções divesas em sua estrutura. A partir da verificação de certas inconsistências na caracterização da protagonista de “Nausicaa”, é defendida então a hipótese de que o episódio seria um caso limite da violência paródica de Ulysses, onde o romance se volta contra sua própria dinâmica básica de funcionamento, trazendo consequências variadas para seus processos de constituição de sentido.

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Biografia do Autor

Fabio Akcelrud Durão, Unicamp

Possui mestrado em Teoria Literária pela UNICAMP. Doutorado em Literatura em Duke University e pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É Livre-Docente do Departamento de Teoria Literária da  Universidade Estadual de Campinas -Unicamp. 

Tauan Fernandes Tinti, UNICAMP

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de São Carlos (2008) e mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2011). É Doutorando em Teoria Literária pela Unicamp

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Publicado

2014-05-28

Como Citar

Durão, F. A., & Tinti, T. F. (2014). DO PASTICHE SOBRE SI: ESTILO E ANTROPOMORFISMO NO “NAUSICA”, DE ULYSSES. Revista Da Anpoll, 1(36), 187–214. https://doi.org/10.18309/anp.v1i36.696