A IDENTIFICAÇÃO DAS CATEGORIAS LEXICAIS V(ERBO) E N(OME) A PARTIR DE CATEGORIAS FUNCIONAIS

Authors

  • Sabrina Anacleto Teixeira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Cristina Lobo Name Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i37.785

Keywords:

Categorização, Determinantes, Pronomes, Nomes, Verbos

Abstract

Investigamos o processo inicial de categorização de palavras pertencentes às categorias lexicais (N)ome e (V)erbo. Nossa hipótese é que pistas distribucionais presentes no continuum da fala, como a coocorrência entre determinantes e nomes e entre pronomes e verbos, podem guiar os bebês nesse processo. Bebês de 13 meses adquirindo o português brasileiro (PB) participaram de uma atividade em que pseudopalavras foram apresentadas antecedidas por determinantes ou pronomes e testadas em novos enunciados congruentes ou incongruentes ao padrão familiarizado. Os resultados são discutidos com base em uma perspectiva teórica que visa a conciliar um tratamento psicolinguístico para a aquisição da linguagem (Bootstrapping Fonológico) com uma concepção minimalista para aquisição de língua natural (Programa Minimalista).

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sabrina Anacleto Teixeira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui Graduação em Letras/Português pela Universidade Federal de Juiz de Fora; Graduação em Letras/Latim pela Universidade Federal de Juiz de Fora; e Mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Maria Cristina Lobo Name, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui Graduação em Letras Português/Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Published

2014-12-19

How to Cite

Teixeira, S. A., & Name, M. C. L. (2014). A IDENTIFICAÇÃO DAS CATEGORIAS LEXICAIS V(ERBO) E N(OME) A PARTIR DE CATEGORIAS FUNCIONAIS. Revista Da Anpoll, 1(37), 273–292. https://doi.org/10.18309/anp.v1i37.785