Perda de visão na cidade globalizada – Ensaio sobre a Cegueira (2008) de Fernando Meirelles

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/ranpoll.v53i3.1839

Palavras-chave:

Filmes transnacionais brasileiros, Espaços urbanos compostos, Visão comprometida, Disciplinaridade e Indisciplinaridade, Ensaio sobre a Cegueira

Resumo

Ensaio sobre a Cegueira (2008) utilizou o seu modo de produção como motivo para situar a sua história em espaços urbanos que resultam de facto de uma cidade montada. A filmagem teve lugar em Toronto, São Paulo, Osaka e Montevideo. A cidade globalizada resultante dilui a percepção na novela de Saramago dos limites da individualidade, oferecendo apenas uma visão homogénea do mundo que nivela as diferenças sócio-económicas, especialmente entre o norte e o sul. A perda de visão é, de facto, no texto original, uma metáfora da incapacidade de lidar com a desumanidade da sociedade nestes locais. O objetivo deste artigo é estudar o filme utilizando os conceitos de e-motion e indisciplinaridade para revelar que a cegueira é abordada de forma convencional. Ao endereçar o filma para um público globalizado, a cegueira é apenas imitada esteticamente, eliminando a lucidez de Saramago relativamente à perda de visão de toda uma civilização.

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Publicado

2023-02-16

Como Citar

Ferreira, C. O. (2023). Perda de visão na cidade globalizada – Ensaio sobre a Cegueira (2008) de Fernando Meirelles. Revista Da Anpoll, 53(3), 143–154. https://doi.org/10.18309/ranpoll.v53i3.1839