seique, de Susana Sanches Arins

muito mais que acerto de contas familiar, um compromisso com a memória das vítimas da ditadura franquista na Galiza

Autores

  • Ricardo Caetano Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.18309/ranpoll.v54i1.1905

Palavras-chave:

Memória, Ditadura franquista, Literatura Galega

Resumo

Este trabalho propõe uma leitura do livro seique, da escritora Susana Sanches Arins, com o intuito de demonstrar o seu engajamento na árdua tarefa de reconstrução de uma memória familiar bastante traumática, decorrente do envolvimento de seu tio-avô Manuel em práticas repressivas durante a Guerra Civil Espanhola e ao longo de toda a ditadura franquista. A partir de uma escrita bem próxima da oralidade, Susana concebe uma narrativa singular, na qual a fragmentação, a ambiguidade, a ironia, a voz e o silêncio surgem como recurso de representação, como forma de denúncia de um passado obscuro e doloroso e que ainda afeta o presente das vítimas ou dos seus familiares. No decorrer da leitura, fica evidente que, para a escritora, remexer o passado e testemunhar a dor é, para além de um acerto de contas familiar, um compromisso com a memória, uma forma de salvar as lembranças através da escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAMILO DE OLIVEIRA, Mariana. A dor dorme com as palavras. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011.

FERRAZ, Joyce Rodrigues. A cousa não foi assim, foi pior: seique, de Susana Sanches Arins e a (des)memória da repressão franquista na Galiza. Em Tese, Belo Horizonte, v. 26, n.2, p. 27-43, 2020.

HALBWACHS, Maurice. Memória coletiva e memória histórica. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

MEIHY, José C. S. B.; BERTOLLI FILHO, Carlos. A guerra Civil Espanhola. São Paulo, Ática, 1996.

SANCHES ARINS, Susana. seique. 2. ed. revista e ampliada. Santiago de Compostela: Através Editora, 2019.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. O local da diferença: Ensaios sobre memória, arte, literatura e tradução. São Paulo: Editora 34, 2005.

Downloads

Publicado

2023-10-02

Como Citar

Caetano, R. (2023). seique, de Susana Sanches Arins: muito mais que acerto de contas familiar, um compromisso com a memória das vítimas da ditadura franquista na Galiza. Revista Da Anpoll, 54(1), e1905. https://doi.org/10.18309/ranpoll.v54i1.1905

Edição

Seção

Estudos Literários