RECONHECIMENTO DOS MARCADORES PROSÓDICOS DA ESCRITA EM SITUAÇÃO DE LEITURA E DE OITIVA: UM PROCESSO INTERATIVO

Autores

  • Vera Pacheco Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Marian Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i37.780

Palavras-chave:

Marcadores prosódicos, Processo interativo, Leitura e oitiva de texto

Resumo

Um texto escrito possui palavras que indicam modos de falar e recursos gráficos que suscitam variações prosódicas e por isso funcionam com marcadores prosódicos. Entendemos que esses marcadores prosódicos possuem dupla realidade: forma escrita e forma auditiva. Diante disso, supomos que o seu reconhecimento deva ser diferente das demais palavras escritas em um texto, requerendo uma arquitetura dos sistemas perceptuais que contemple o seu aspecto visual e auditivo e sua natureza prosódica com acesso interativo às informações contidas nesses sistemas.

 

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Biografia do Autor

Vera Pacheco, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui Graduação em Lingüistica pela Universidade Estadual de Campinas; Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas; Bacharelado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas; Mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas; Doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas; e Pósdoutorado pela Universidade Paulista “Júlio de Mesquista Filho”/Araraquara. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Marian Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui Graduação em Letras com Português e Inglês e respectivas Literaturas, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia; e Doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e docente do Programa de Pós-graduação em Linguística PPGLin (CAPES-UESB).

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Publicado

2014-12-19

Como Citar

Pacheco, V., & Oliveira, M. (2014). RECONHECIMENTO DOS MARCADORES PROSÓDICOS DA ESCRITA EM SITUAÇÃO DE LEITURA E DE OITIVA: UM PROCESSO INTERATIVO. Revista Da Anpoll, 1(37), 199–212. https://doi.org/10.18309/anp.v1i37.780