“UMA BATIDA ESTRANHA” NO FACEBOOK: O PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL EM DISCURSO

Autores

  • Jean Carlos Gonçalves Universidade Federal do Paraná
  • Patricia Pluschkat Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i42.945

Palavras-chave:

Mobilidade Acadêmica Internacional, Perspectiva dialógica, Facebook, Interculturalidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender os sentidos do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, a partir do discurso de alunos de um curso de graduação de uma universidade federal brasileira que realizaram intercâmbio em Portugal. A análise, tomando, como caso particular, enunciados postados na rede social Facebook, é ancorada na perspectiva dialógica do discurso, que tem nos estudos de Bakhtin e o Círculo sua principal filiação teórica. A mobilização da noção de interculturalidade se dá pelas contribuições de Homi Bhabha e Terry Egleton. Os resultados apontam a experiência do intercâmbio como um exercício de alteridade e enunciação, que se inscreve, inegavelmente, no campo da discursividade.  O estudo também chama a atenção para o uso da rede social Facebook como meio de interlocução, mediado por diferentes formas de leitura e escrita, o que o torna um fértil campo de investigação da linguagem e seu funcionamento em diferentes esferas de atividade.

 

 

Creative Commons License 
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Carlos Gonçalves, Universidade Federal do Paraná

Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná, atuando nos Programas de Pós Graduação em Educação (PPGE/UFPR) e Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE:TPEn/UFPR). Atualmente realiza estágio de pós-doutorado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, sob supervisão de Beth Brait, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (LAEL/PUC-SP). É líder do grupo de pesquisa ELiTe - Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatro (UFPR/CNPq).

Patricia Pluschkat, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Produtora Cênica (UFPR). Atua como produtora, atriz e professora na E Não É Que É Cia Cênica e como professora de teatro na Escola Mato Preto, em Campo Largo (PR). É integrante do grupo de pesquisa ELiTe - Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatro (UFPR/CNPq).

Downloads

Publicado

2017-05-19

Como Citar

Gonçalves, J. C., & Pluschkat, P. (2017). “UMA BATIDA ESTRANHA” NO FACEBOOK: O PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL EM DISCURSO. Revista Da Anpoll, 1(42), 86–95. https://doi.org/10.18309/anp.v1i42.945