Práticas acadêmicas integradas e transdisciplinares em conexão com práticas socioculturais
textualizações metapragmáticas
DOI:
https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52i2.1562Palavras-chave:
Linguagem, Práticas acadêmicas integradas, TransdisciplinaridadeResumo
O objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão atualizada sobre os estudos desenvolvidos no “Laboratório de estudos do texto” na Universidade Estadual de Ponta Grossa, como espaço que congrega discussões e registros de leitura e de escrita, enfatizando a relevância das práticas acadêmicas comprometidas com as práticas sociais. Para isso, ressalto a importância da Linguística Aplicada e da visão crítica da linguagem para entender contextos prévios que configuram os textos como atividade metapragmática e não sacralizada. Proponho também encaminhar propostas de metodologias e epistemologias de estudo que levem em conta o pensamento transdisciplinar como forma de conexão entre o conhecimento acadêmico e outros saberes, notadamente os oriundos de vozes periféricas. Dessas discussões, concluo que organizar, incentivar e expandir parcerias de estudos transdisciplinares integrados nos eixos da extensão, do ensino e da pesquisa pode dar maior suporte para esses trabalhos.
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