ATELIÊ DE TEXTOS: (RE)INVENÇÃO E (RE)ESCRITA DE HISTÓRIAS NO ENSINO BÁSICO

Cristiane Fuzer

Resumo


Neste artigo, apresentamos uma sistematização do processo de produção de textos narrativos, decorrente de análises das práticas de leitura e escrita desenvolvidas com alunos das séries finais do ensino fundamental em quatro escolas públicas ao longo de três anos. Para o encaminhamento das atividades e, posteriormente, das análises que culminaram no percurso metodológico, são utilizados subsídios das abordagens sociorretórica e sistêmico-funcional. Em três etapas gerais – pré-escrita, (re)escrita e pós-escrita –, são propostas atividades que, em sequência, auxiliam na produção de versões cada vez mais semelhantes ao gênero de referência e contribuem para a descoberta de motivações pessoais para aprender a escrever.


Palavras-chave


Escrita; Processo; Gênero narrativa; Ensino

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.18309/anp.v1i37.772

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.