ATELIÊ DE TEXTOS: (RE)INVENÇÃO E (RE)ESCRITA DE HISTÓRIAS NO ENSINO BÁSICO

Autores

  • Cristiane Fuzer Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18309/anp.v1i37.772

Palavras-chave:

Escrita, Processo, Gênero narrativa, Ensino

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma sistematização do processo de produção de textos narrativos, decorrente de análises das práticas de leitura e escrita desenvolvidas com alunos das séries finais do ensino fundamental em quatro escolas públicas ao longo de três anos. Para o encaminhamento das atividades e, posteriormente, das análises que culminaram no percurso metodológico, são utilizados subsídios das abordagens sociorretórica e sistêmico-funcional. Em três etapas gerais – pré-escrita, (re)escrita e pós-escrita –, são propostas atividades que, em sequência, auxiliam na produção de versões cada vez mais semelhantes ao gênero de referência e contribuem para a descoberta de motivações pessoais para aprender a escrever.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Fuzer, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Letras, com Mestrado e Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria; e Pós-Doutorado em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou Estágio de Doutorado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), em Portugal. Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Fuzer, C. (2014). ATELIÊ DE TEXTOS: (RE)INVENÇÃO E (RE)ESCRITA DE HISTÓRIAS NO ENSINO BÁSICO. Revista Da Anpoll, 1(37), 56–79. https://doi.org/10.18309/anp.v1i37.772