ATELIÊ DE TEXTOS: (RE)INVENÇÃO E (RE)ESCRITA DE HISTÓRIAS NO ENSINO BÁSICO
DOI:
https://doi.org/10.18309/anp.v1i37.772Keywords:
Escrita, Processo, Gênero narrativa, EnsinoAbstract
Neste artigo, apresentamos uma sistematização do processo de produção de textos narrativos, decorrente de análises das práticas de leitura e escrita desenvolvidas com alunos das séries finais do ensino fundamental em quatro escolas públicas ao longo de três anos. Para o encaminhamento das atividades e, posteriormente, das análises que culminaram no percurso metodológico, são utilizados subsídios das abordagens sociorretórica e sistêmico-funcional. Em três etapas gerais – pré-escrita, (re)escrita e pós-escrita –, são propostas atividades que, em sequência, auxiliam na produção de versões cada vez mais semelhantes ao gênero de referência e contribuem para a descoberta de motivações pessoais para aprender a escrever.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os trabalhos publicados na Revista da Anpoll são licenciados sob os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Assim, os/as autores/as ou terceiros podem copiar e redistribuir o material licenciado em qualquer suporte ou formato, e remixar, transformar, ou criar a partir do material desde que sejam dados os devidos créditos ao trabalho original. Ressalta-se que a redistribuição, transformação ou criação, de iniciativa de dos/as autores/as ou de terceiros, deve mencionar a precedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume, número e data desta publicação.