Pandemic digital comic strip

interaction through a multimodal genre

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52i2.1572

Keywords:

Multimodality, Interaction, Construction of meanings

Abstract

In contemporary society, marked by conflicts of diverse natures and by highlighted ideological conceptions, an endless number of texts circulate and become objects of studies in the area of Applied Linguistics due to is specificities. The current pandemic, caused by the corona virus, has brought countless reflections regarding teaching practices, the importance of the teacher and the invisibility of the majority of their work. It was within this context that one of the authors of this article created a viral comic strip entitled “Class time” (originally “O tempo de aula”), which circulates among social networks and has caused a considerable amount of engagement on Facebook. This study aims to describe, analyze and interpret the aforementioned comic strip, taking into consideration its multimodal character. Supported by the interpretative paradigm, based on the studies of Social Semiotics and Multimodality, this research interpreted and analyzed the different language modes that constitute the comic strip text and the interactivity triggered by it. The results reveal the relevance of multimodal resources for the construction of meaning and the adequacy of texts towards the different fields of circulation.

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Author Biographies

Amábile Piacentine Drogui, Universidade Estadual do Paraná, Apucarana, Paraná, Brasil

Mestre em Estudos da Linguagem pela UEL (2014), possui graduação em LETRAS - Português e Espanhol pela UEL-Universidade Estadual de Londrina (2002); Especialização em Língua Portuguesa pela UEL- (2004); Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras pela UEL - (2011). Atua como docente do curso Letras Espanhol, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Apucarana. Desenvolve pesquisas relacionadas ao ensino de línguas estrangeiras com base nos gêneros textuais, às novas tecnologias de informação e comunicação e aos Letramentos acadêmicos. Atualmente é aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Vera Lúcia Lopes Cristovão, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil

Professora associada da Universidade Estadual de Londrina ( UEL), membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, membro da Comissão Coordenadora do PPGEL, líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) (UEL/CNPq), e pesquisadora do ALTER (USP/CNPq). Possui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL, PUC-SP), com período sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Genebra. Tem estágio de Pós-Doutorado no LAEL-PUC-SP (2007-2008) , e no PPG em Estudos Linguísticos da UFMG (2012). Foi pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia, campus de Santa Bárbara, EUA, com bolsa FULBRIGHT/CAPES (out-dez/2012), e pesquisadora visitante na Universidade de Carleton, Canadá (set/2017-fev/2018). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2013. É editora de textos em português da WACClearinghouse Latin America. É editora da Revista da ANPOLL e vice-coordenadora do GT de Gêneros Textuais/Discursos da ANPOLL. É coordenadora geral do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA), no Paraná. Atua na Linguística Aplicada com pesquisas em: gêneros textuais, educação inicial e continuada de professores de línguas, ensino de línguas, letramentos acadêmico-científicos e ambientais. 

Enrique Vetterli Nuesch, Universidade Estadual do Paraná, Apucarana, Paraná, Brasil

Professor Adjunto na UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná, Campus de Apucarana, PR. Doutor em Estudos Literários pela UEL (Universidade Estadual de Londrina). Possui graduação em Letras - Língua Espanhola e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Mestrado em Teoria Literária pela mesma instituição (2007). Foi Professor Assistente I do curso de Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola, Universidade Federal do Amazonas (Instituto de Natureza e Cultura de Benjamin Constant) entre 2009 e 2011. Tem experiência na área de Letras com ênfase em Teoria do Texto Digital e no ensino de literaturas de língua espanhola e teoria literária. 

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Published

2021-11-18

How to Cite

Drogui, A. P., Cristovão, V. L. L., & Vetterli Nuesch, E. . (2021). Pandemic digital comic strip: interaction through a multimodal genre. Revista Da Anpoll, 52(2), 218–237. https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52i2.1572