Saussure e Foucault, língua e discurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/ranpoll.v53i2.1692

Palavras-chave:

Saussure, Foucault, Língua, Discurso, Enunciado

Resumo

O artigo problematiza a noção de língua que perpassa os estudos de Foucault, mais especialmente nos textos publicados no final dos anos 1960, com ênfase para A Arqueologia do Saber. Objetiva explicitar e/ou discutir as implicações do conceito de língua para a edificação de aparatos teóricos e metodológicos que dão sustentação às suas proposições sobre o discurso. Tem-se como hipótese que o diálogo com o estruturalismo, que lhe apresenta a língua como sistema, atua como fundamento para os conceitos de discurso e práticas discursivas, que lhe serão caros ao longo de vários anos de pesquisa. No desenvolvimento do artigo, inicialmente apresenta-se a noção de língua em Ferdinand de Saussure, especificamente no Curso de Linguística Geral, e posteriormente, faz-se o cotejamento da noção de língua em Foucault e em Saussure, considerando o desencadeamento dos conceitos de enunciado e de discurso. Os resultados indicam as aproximações e distanciamentos entre os dois autores, considerando-se a noção de língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleudemar Alves Fernandes, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Doutor em Linguística (USP).

Vanice Sargentini, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil

Doutora em Linguística e Língua Portugesa (UNESP).

Referências

FOUCAULT, Michel. Estruturalismo e Pós-estruturalismo. In: MOTTA, Manoel Barros (Org.). Michel Foucault Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária. (Ditos & Escritos. v. II), 2000a. p. 307-334.

FOUCAULT, Michel. Linguística e ciências sociais. In: MOTTA, Manoel Barros (Org.). Michel Foucault Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária. (Ditos & Escritos. v. II), 2000b. p. 160-181.

FOUCAULT, Michel. The Order of Things: an archaeology of the human sciences. London: Routledge, 2001.

FOUCAULT, Michel. The Archaeology of Knowledge. 2. ed. London; New York: Routledge, 2002.

FOUCAULT, Michel. Resposta a uma questão. In: MOTTA, Manoel Barros (Org.). Michel Foucault Repensar a Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. (Ditos & Escritos. v. VI) p. 1-24.

PUECH, Christian. A emergência da noção de “discurso” na França: Foucault e Pêcheux leitores de Saussure. In: PIOVEZANI, C.; CURCINO, L.; SARGENTINI, V. (Org.) Presenças de Foucault na Análise do Discurso. São Carlos: Claraluz: EDUFSCar, 2014.

SAUSSURE, Ferdinand de. Course in General Linguistics. New York: Columbia University Press, 2011. Tradução de: Wade Baskin.

SILVEIRA, Eliane; SÁ, Israel de; FERNANDES, Cleudemar Alves. Problemas da autoria em Ferdinand de Saussure: do percurso intelectual à constituição da obra. Leitura, v. 1, nº 62, 2019. p. 235-254.

Publicado

2022-09-06

Como Citar

Fernandes, C. A., & Sargentini, V. (2022). Saussure e Foucault, língua e discurso. Revista Da Anpoll, 53(2), 53–67. https://doi.org/10.18309/ranpoll.v53i2.1692

Edição

Seção

Por uma análise foucaultiana dos discursos