Regimes de verdade e sexualidade

um olhar sobre a instituição escolar em enunciados do projeto “Escola sem partido”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18309/ranpoll.v53i2.1708

Palavras-chave:

Estudos Discursivos Foucaultianos, Regimes de Verdade, Sexualidade, Governamentalidade, Escola Sem Partido

Resumo

O presente trabalho traz algumas reflexões acerca da pesquisa “Regimes de verdades sobre a instituição escolar em enunciados do projeto ‘Escola sem partido’”, cujo objetivo é analisar regimes de verdade que recaem sobre o ambiente escolar, por meio de enunciados presentes no Twitter. O projeto Escola sem Partido é um movimento político que emergiu em São Paulo, Brasil, em 2004, tendo como fundador o advogado Miguel Nagib, que centraliza a questão da atuação dos professores em sala de aula, buscando a imparcialidade e a objetividade do docente. Pretendemos, assim, a partir dos Estudos Discursivos Foucaultianos, pensar a constituição discursiva da instituição escolar pelos enunciados decorrentes de integrantes e simpatizantes do respectivo movimento político, sobretudo, em relação à noção de sexualidade. Por intermédio da análise de enunciados, observou-se que a estratégia discursiva que embasa a defesa do projeto “Escola sem Partido” se dá, entre outros, pela sensibilização da família, um dos principais instrumentos da governamentalidade para o controle da população. 

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Biografia do Autor

Laurianne Guimarães Mendes, Secretaria de Estado de Educação, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

Mestra em Estudos Linguísticos (UFU).

Vinícius Durval Dorne, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP).

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Publicado

2022-09-06

Como Citar

Guimarães Mendes, L., & Durval Dorne, V. (2022). Regimes de verdade e sexualidade: um olhar sobre a instituição escolar em enunciados do projeto “Escola sem partido”. Revista Da Anpoll, 53(2), 386–402. https://doi.org/10.18309/ranpoll.v53i2.1708

Edição

Seção

Por uma análise foucaultiana dos discursos